O YOGA
Primeiramente gostaria de dizer que se não fosse o yoga o Espaço Solaris não existiria. Muito menos essa versão de mim (Thayná) que vocês conhecem hoje, que conduz as coisas por aqui. E por isso vou falar do yoga a partir de um dos vários ensinamentos que ele mesmo me trouxe.

AVIDYÃ
Nos sagrados textos hindus que contém os principais ensinamentos a respeito da filosofia e da prática da yoga “avidyã” é um termo muito utilizado. Sua tradução literal é: ignorância, mal entendido ou conhecimento incorreto a respeito de algo.
Segundo a sabedoria hindu o ser humano nasce em uma condição de ignorância (avidyã) e isso gera naturalmente em nós um estado de ilusão (maya) e ao permanecermos nesse estado de ilusão, desconectados do nosso “eu verdadeiro” nós sofremos (dukkha).
Para sairmos ou nos desidentificados deste estado de sofrimento temos que desenvolver discernimento (viveka), para entender o que não somos e o que somos, o que é a minha responsabilidade e o que não é e o que eu posso mudar e o que eu não posso.

VIVEKA
O yoga há mais de 5000 anos nos conduz desse estado de ignorância e sofrimento para o estado de discernimento e sabedoria. Processo que chamamos hoje em dia de: autoconhecimento. Deixamos de agir por impulso, estimulados pelos desejos dos nossos sentidos, ou até mesmo de ser vítimas do mundo e das circunstâncias nas quais estamos inseridos e nos tornamos protagonistas e agentes de mudança na nossa vida.


HATHA YOGA
INTEGRAL
O Yoga Integral foi idealizado pelo mestre indiano Sri Aurobindo e segundo ele: "se o objetivo da vida fosse sair da vida, ela não faria sentido" por isso o Yoga integral busca o CRESCIMENTO do ser humano e isso significa trabalhar o aperfeiçoamento dos aspectos físicos, emocionais, mentais e espirituais, desenvolver o potencial em nível individual e em relação a todos os seres vivos.

A prática tem como objetivo estimular as potencialidades inerentes a cada ser pela fé, desejo de mudança e entrega. A base principal para esta modalidade é que o praticante tenha em si o desejo de se aprimorar como ser humano em busca de uma vida mais plena e mais feliz. Durante a prática utilizamos de ásanas (posturas físicas), pranayamas (exercícios respiratórios), yoganidra (relaxamento) e dhyana (meditação), e não existe a prevalência de só um tipo de técnica, elas são utilizadas de forma equilibrada para que o aluno possa sentir o progresso em sua vida como um todo, realmente de forma "integral".